Tempo de leitura: 1 minuto
É comprovado cientificamente: a endorfina liberada pelo exercício físico vai te fazer ter um dia melhor! Então, por que não experimentar ir ao trabalho pedalando? Apesar de seguro e agradável, existem algumas dicas para deixar a rota ainda melhor:
1) Iluminação: nem sempre lembradas como item de segurança, as luzes da bicicleta têm papel essencial. Afinal, é muito mais importante evitar uma situação de risco do que se preparar para sobreviver a ela. A luz deve ser piscante, pois a intensidade luminosa das lanternas de bicicleta não é suficiente para se destacar com segurança quando acesas no modo ininterrupto. A luz piscante atrai muito mais a atenção do motorista – e é exatamente esse o objetivo.
2) Capacete: pedalar de forma consciente e sem abusos oferece tanto risco quanto atravessar a rua com cuidado, por isso não esqueça do capacete!
3) Contramão: ao contrário da crença polular, ciclistas que se integram ao fluxo normal de veículos chegam mais depressa ao destino. Quando você entra na contramão, tem que parar ou diminuir o ritmo a todo instante, enquanto integrado ao fluxo de veículos você desenvolve velocidades maiores – principalmente considerando-se a velocidade média, que é o que determina a duração do trajeto. Sem contar na segurança!
4) Prefira ciclovias e ruas calmas: ciclovias e ciclofaixas protegem vidas, pelo simples fato de separar os ciclistas do trânsito dos demais veículos. O cuidado que se deve tomar nesse caso é principalmente nos cruzamentos, esquinas e conversões, onde os motoristas nem sempre dão a preferência ao ciclista.
5) Não fure o sinal: não passe no sinal vermelho com a bike, pois pode aparecer um carro em alta velocidade na transversal e você não conseguir fugir a tempo. Ou pode aparecer um pedestre que estava oculto pelos carros, exercendo seu legítimo direito de travessia.
Fonte: http://vadebike.org
Com esses cuidados você chegará ao destino final são e salvo, além de alegre e super animado para começar o dia.